Projeto Idoso Arquivo Vivo de Uma Nação




Piraí – O ano de 2011 começou com novidades para a terceira idade de Piraí. Na manhã desta última terça-feira (04), o Conselho Municipal do Idoso iniciou o projeto “Idoso: Arquivo Vivo de uma Nação”, trabalho pioneiro na região que tem como objetivo eternizar uma história de vida. O vídeo gravado vai ficar guardado no Ponto de Apoio ao Idoso – PAI, local onde é considerado o cantinho dos idosos.

Para iniciar bem o projeto, o Presidente do Conselho, Gilberto Martins Loureiro, e o vice, Iracy Ribeiro, conversaram com Messias Maria da Silva, popularmente conhecida como Dona Lota. Ela é uma senhora com 99 anos. No próximo dia 17 de janeiro vai completar um século de vida.

Messias Maria da Silva nasceu em 1911, em Santa Piratininga-MG. Mudou-se para Piraí em 1938. Ela é viúva, mãe de três filhos, têm seis netos e quatro bisnetos.
Em cerca de 1 hora de conversa, Dona Lota contou curiosidades de sua vida. Ela relembrou a sua infância, as brincadeiras de quando era criança e falou de sua família. Dona Lota revelou que vive cercado de amigos e familiares. Humilde, se diz amiga de todos.

Dona Lota ainda lembrou uma história inusitada. Ela disse que na década de 60 lavava tanta roupa que batizaram o Rio Piraí de ‘Pedra da Dona Lota’. “Quem lavava a roupa ou pescava naquele pedaço do rio, diziam que iam à Pedra da Dona Lota. Eu trabalhei muito naquele lugar. Lavava roupa três vezes ao dia. Sete dias por semana”, contou, sorrindo.

O Presidente do Conselho, Gilberto Loureiro, explicou que o vídeo da Dona Lota vai ficar disponível no PAI para quem quiser assistir. “Nosso objetivo é eternizar essas histórias de vida. Assim, vamos poder lembrar para sempre”, afirmou Gilberto, orgulhoso de iniciar mais uma novidade para a turma da melhor idade. “Nós pretendemos trazer varias pessoas idosas de Piraí para contar as suas histórias. Vamos fazer destas histórias mais um tesouro”, completou Gilberto.