Trabalho Voluntário na Terceira Idade

Aposentadoria é uma palavra que assusta muitas pessoas... Imagine só a dificuldade que é ficar sem fazer nada depois de longos anos de duro trabalho. Pode parecer bobagem, mas não é. Enquanto milhares de aposentados gozam dos prazeres da ociosidade, alguns, mais corajosos, arregaçam as mangas e vão a campo mostrar serviço. A grande questão é tentar adaptar-se a uma vida sem grandes responsabilidades depois de abandonar a rotina. É preciso sentir-se útil, e uma boa forma de alcançar esta meta é abraçando o trabalho voluntário. Para isso, o idoso deve ter independência econômica, disponibilidade e dedicação.

O voluntariado não é só uma ocupação. É boa ação, oportunidade de integração com a comunidade e melhora da disposição vital. Sua função não é de corrigir as carências da sociedade. A ação voluntária contribui para ajudar pessoas em dificuldade, resolver problemas, melhorar a qualidade de todos ao seu redor. Mas o trabalho altruísta é, antes de tudo, um desafio.

Não são poucos os lugares que necessitam e estão abertos ao trabalho voluntário. Além disso, não precisa ser algo extraordinário. Uma simples visita para alunos de uma pré-escola carente pode preencher o seu dia e animar as aulas com canções, histórias e exercícios. Outra opção solidária é ler um livro para alunos de um instituto para deficientes visuais, que não poderiam fazê-lo de outra forma. O voluntário não só ensina; está apto a aprender com as atividades que pratica a a ganhar experiências no contato com novas pessoas.

Os voluntários são comuns e muito bem recebidos em hospitais. Fazem companhia para os doentes, acalmam e transmitem conforto para os pacientes e suas famílias. Um grupo de senhoras voluntárias no Instituto Nacional do Câncer, no Rio de Janeiro, diz que é recompensador o trabalho com as crianças.

Trabalho Voluntário no Exterior

Países de primeiro mundo são desenvolvidos também no trabalho voluntário. Nos Estados Unidos existem até cursos para preparar as pessoas que pretendem enveredar por este serviço. Os interessados aprendem, desde formas para melhor comunicar-se com as pessoas, até serviços burocráticos, que podem ser realizados em entidades necessitadas. Os postos de trabalho são diversos; passam por auxílio no dever de casa de crianças, construção de casas, ensino de informática, visitas a hospitais, creches, aulas de alfabetização de adultos e apoio à adaptação de imigrantes.

Preconceitos

Não é raro que o voluntário se torne alvo de preconceito. Algumas parcelas da sociedade tendem a crer que o trabalho voluntário está diretamente ligado a pessoas desocupadas e sem especialização, sendo visto somente como passatempo.
Mesmo assim, a sociedade como um todo se sensibiliza com o apoio a crianças carentes e pessoas doentes. Quem se dedica a este segmento ganha prestígio e passa a ser valorizado.

Benefícios Próprios

Se você estiver se sentindo inseguro em começar a trabalhar como voluntário, procure um grupo engajado com esta causa. Clubes e igrejas costumam fazer trabalhos sociais e estão sempre abertos a receber mais um membro.
Fora o bem estar social que é gerado pelo trabalho voluntário, podemos falar também de benefícios pessoais. A ocupação através do voluntariado evita a depressão e reduz os problemas de saúde referentes ao sedentarismo.

Caminhos para Começar no Voluntariado:

Cruz vermelha: site www.cvb.org.br
Aldeias SOS: 0800-160633
Internet: www.portaldovoluntario.org.br
Fonte: Equipe Corpo Saudável