Organizações de suporte e ajuda à terceira idade

JANEIRO 11, 2011

Gostaria de falar sobre pessoas especiais que encontraram um objetivo comum em suas vidas: ajudar os idosos. Muitas vezes não sabemos quem são estas pessoas, mas podemos reconhecê-las pelo trabalho de ajuda e apoio aos mais velhos que realizam através de organizações, projetos e associações beneficentes.Há diversas iniciativas desse tipo hoje no Brasil, e todas de alguma forma estão preocupadas em prestar auxílio aos idosos, seja através de acolhimento, prestação de informações, atendimentos médicos, alimentação, ou muitas vezes apenas através da atenção e carinho que dedicam a eles. Falaremos aqui sobre algumas das instituições que mais se destacam pelo trabalho que realizam em suas regiões e pela repercussão das ações que mobilizam.

Em São Paulo, por exemplo, existe uma associação sem fins lucrativos que disponibiliza informações e apoio aos portadores de Alzheimer, a ABRAz –Associação Brasileira de Alzheimer (http://www.abraz.org.br). Além de atuar em todo o Brasil através de reuniões e encontros, a associação procura disseminar conhecimento e material específico sobre a doença para portadores, médicos, amigos e familiares de pessoas com Alzheimer. Muitas das ações são realizadas nos próprios hospitais onde estas pessoas se encontram e ajudam inclusive no apoio emocional de todos os que de alguma forma se relacionam com a doença. Um trabalho que é com certeza muito completo, abrangente e útil para grande parte da população idosa.

Outro exemplo ainda em São Paulo é o projeto Velho Amigo (http://www.velhoamigo.org.br), que realiza um trabalho exemplar de atendimento a seis asilos na cidade. Preocupados em melhorar a qualidade de vida de nossos velhinhos, o projeto realiza ações de saúde, entretenimento e inclusão social para este público, além de promover eventos beneficentes em prol da causa, como shows com artistas famosos. O projeto conta com muitos parceiros importantes e também está preocupado em disponibilizar informações e incentivo para todos aqueles que estão envolvidos em trabalhos com a terceira idade, como é o caso do Seminário Velho Amigo, uma iniciativa gratuita do projeto que reúne médicos e especialistas para dar palestras sobre assuntos relacionados à Melhor Idade.

Existe outra iniciativa muito interessante e diferente das que vimos até agora, através da qual a ONG Cidadão Brasil em parceria com a Prefeitura do Município de São Paulo e os Telecentros criaram uma ONG virtual, o Portal da Terceira Idade (http://www.portalterceiraidade.com.br). A proposta do portal é reunir diferentes conteúdos, colocando à disposição informações de interesse dos idosos como saúde, arte, entretenimento, cidadania, lazer, notícias, cursos, meio ambiente, direitos legais do idoso, culinária, serviços, enquetes e até murais de relacionamento, trocas e anúncios de emprego.
Reunir a terceira idade em rede através de seus interesses com certeza fará com que os idosos ocupem cada vez mais o espaço virtual e tirem bom proveito dele.

Aproveitando o assunto sobre mundo digital, em Bauru, São Paulo, a Fundação para o desenvolvimento da Tecnologia, Educação e Comunicação, Fundetec, (http://www.fundacaofundetec.org.br) realiza um projeto especial de inclusão digital para a terceira idade. Através dele, os idosos podem aprender a utilizar as ferramentas básicas do computador e da internet para se conectarem com mundo e com as pessoas ao seu redor. O trabalho também permite aos idosos que aprendam a usar a tecnologia a seu favor, facilitando tarefas diárias e adquirindo novos conhecimentos necessários para compreensão e atuação na sociedade em que vivemos hoje.

Entre tantos tipos de associações e entidades vamos falar agora de uma que
realiza um trabalho diferenciado em Curitiba, o Instituto História Viva (http://www.historiaviva.org.br). Através de contadores de histórias, é desenvolvido um projeto muito interessante chamado “Ouvir e Contar”, que visita idosos em asilos e que além de contar histórias ouve atentamente as histórias que os velhinhos tem para contar. Os relatos são registrados e transformados em contos infantis que depois são levados à crianças hospitalizadas, trazendo alegria para os pequenos na forma de histórias com personagens da vida real. Esse é um trabalho que estimula os idosos a contarem suas memórias e valorizarem ainda mais sua trajetória de vida, que através das histórias continuarão a existir e tocar corações por muito tempo.

Outro caso interessante é o do Grupo Convivência (http://www.grupoconvivencia.org.br) que fica em Sete Lagoas, Minas Gerais. Ele surgiu da iniciativa de uma senhora, dona Alexandrina Dayrell, mãe de 11 filhos, quando ela montou nos fundos de sua casa um espaço de convivência, trabalho e alimentação para senhoras idosas. Hoje, 20 anos depois, o grupo conta com infraestrutura e atividades reconhecidas e premiadas tanto no Brasil como no exterior. A instituição também conta com exposições de trabalhos artesanais feitos pelas senhoras através de oficinas e cursos, organização de passeios com as idosas, distribuição de cestas básicas e acesso à refeições de primeira qualidade. Outro aspecto que dá destaque ao grupo é a preocupação em estar alinhado com as pesquisas e novidades que surgem nas áreas de gerontologia e envelhecimento.

Com isso, ficam aqui alguns exemplos de diferentes grupos e associações que se preocupam com o bem estar e com a qualidade de vida de nossa população idosa. Existem muitas outras boas iniciativas já estabelecidas e outras ainda em formação, mas todas elas nos mostram que felizmente, para as necessidades da terceira idade há também uma grande dose de boa vontade sempre pronta para ajudar!


Fonte: http://saberenvelhecer.com.br/?p=603