Documentário: Longevidade

O documentário traz depoimentos que compõem um retrato bastante humano do desafio de envelhecer no Brasil de hoje e discute as consequências do recente aumento da população de idosos para o País.
O Brasil tem hoje quase vinte milhões de idosos. Em três décadas, 55 milhões de brasileiros terão mais de 60 anos. Com base nesses números, o novo documentário produzido pelo Núcleo de Longos Formatos da TV Câmara mostra as mudanças no perfil demográfico do país e debate as consequências que o recente aumento da população de idosos vem trazendo para as políticas de Saúde, Previdência e Assistência Social.

Como fio condutor, o documentário Longevidades apresenta a rotina e os depoimentos de brasileiros que vivem diferentes realidades: a professora aposentada que cuida dos bisnetos; o vendedor ambulante que nunca pagou INSS; o idoso sem família; a aposentada que prefere morar em asilo; o aposentado que voltou à universidade; o portador de Alzheimer que conta com o amor da família. Esses são alguns dos personagens que compõem um retrato bastante humano do desafio de envelhecer no Brasil de hoje.

Entre outros convidados, participam do programa o diretor do Centro de Medicina do Idoso da Universidade de Brasília, Dr. Renato Maia; o Secretário de Políticas Previdenciárias do Ministério da Previdência, Helmut Schwarzer; e a pesquisadora do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (IPEA) Ana Amélia Camarano. A trilha sonora é do músico mineiro Yuri Popoff.



Ficha técnica:
Roteiro e Direção: Gisele Rodrigues
Trilha Sonora: Yuri Popoff
Duração: 32'
Ano da produção: 2008/2009
Realizador: TV Câmara