Lavrador dorme em carro após perder casa em Nova Friburgo

Antonio Germano transformou veículo ano 1974 no novo lar da família.
Filho e três netos também perderam a casa na enchente.



Após perder a casa na chuva que devastou Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, o lavrador Antonio Germano de Oliveira, de 76 anos, transformou o carro no novo lar da família. Para dar mais espaço no automóvel, ano 1974, ele tirou os bancos da frente e deixou apenas o traseiro, que lhe serve de cama.

Lavrador dorme em carroLavrador dorme em carro (Foto: Tássia Thum / G1)

Antonio disse que percorreu vários abrigos e não encontrou vagas. Sem ter onde ficar, já que o filho também perdeu a casa no deslizamento de terra, ele não teve outra opção de moradia.

“O meu filho e os meus três netos foram para casas de pessoas que nem conheciam, mas que viram o sufoco que ele estava passando e ofereceram esse lugarzinho. Agora, eu ainda não encontrei nada, então pelo menos durmo algumas horas dentro do carro”, explica.

Da casa do lavrador, restou apenas o portão. Os outros dois carros que estavam na garagem foram carregados pela correnteza do rio. A sala e os quartos foram substituídos por lama e entulho. A pequena criação de animais e hortaliças também foi destruída.

“Eu queria muito poder fazer uma casinha em outro lugar, eu não tenho condições de pagar aluguel. Eu nunca pensei que ia perder tanta coisa como perdi, mas tenho que me conformar já que não fui o único. Dei até sorte de estar vivo porque muitos morreram”.