Aos 77, Omar Sharif teve 'muitas aventuras' mas só um 'grande amor'

Omar Sharif ganha um beijo da atriz Basma Hassan em Veneza (Foto: Joel Ryan/AP)

Omar Sharif, 77, cuja beleza impressionava as fãs décadas atrás, retornou às telas no Festival de Cinema de Veneza nesta quinta-feira (10) em um filme sobre um homem idoso que encontra uma mulher que amou na juventude.

"Al mosafer" (O viajante), longa egípcio do diretor estreante Ahmed Maher, compete ao Leão de Ouro no festival.

Maher disse aos repórteres que chegou ao projeto nove anos atrás. "É um sonho ter Omar Sharif no elenco", afirmou Maher.

O filme acompanha três dias na vida de Hassan, um homem de 80 anos interpretado por Sharif. Após um encontro casual com Noura, uma mulher de seu passado, e sua filha, Nadia, ele tenta se tornar um membro da família.

Alternando com facilidade entre o italiano e o francês em uma entrevista coletiva, Sharif - que começou sua carreira no Egito com "Lawrence da Arábia" e "Doutor Jivago" - relembrou sua trajetória.

"Eu sou o único ator no mundo que não tem um centro em sua vida. Eu morei em hotéis em toda a minha vida e comi em restaurantes - sempre", brincou. "Tive uma vida feliz, não há por que chorar."

O ator disse ainda que teve "muitas aventuras com mulheres", mas apenas um "grande amor" - seu casamento, que terminou em 1974.

Sharif contou que levou anos até ter liberdade em sua carreira, descrevendo-se como o único ator egípcio e muçulmano entre as estrelas de Hollywood quando começou.