Senhora deixa de ir ao show de Roberto Carlos por causa de labirintite

Especialista diz que erros alimentares são uma das principais causas do problema e que mulheres têm três vezes mais complicações no labirinto do que os homens.

Quem tem labirintite reclama muito. De tempos em tempos, sente tonturas, enjoos, uma sensação horrível de que está tudo rodando em volta ou que o chão sumiu debaixo dos pés, como se estivesse em um barco.

Para entender melhor essa doença, o RJTV convidou a otoneurologista Aída Assunção e a Dona Maria dos Prazeres, que já passou poucas e boas com crises de labirintite. Ela diz que chegou até a deixar de ir ao show de Roberto Carlos por causa de uma crise. “Eu fui ao cabeleireiro, fiz a unha, fiz tudo e na hora não fui por causa da coisa. Chorei muito”, lembra a aposentada, emocionada.

Segundo a médica, existem muitas causas para os sintomas e o termo labirintite significa uma inflamação do labirinto, que é extremamente rara. Ela explicou que o labirinto é uma estrutura no osso temporal que está relacionada com a manutenção do equilíbrio corporal e detalhou as diferenças entre tontura e vertigem. Veja em vídeo.

A especialista destacou a importância de não ficar muitas horas sem comer e de não comer alimentos muito pesados. “Erros alimentares são uma das principais causas dos problemas do labirinto”, explica a médica.

Segundo a médica, no caso dos idosos, o uso de muitas medicações pode provocar tonturas e as mulheres têm três vezes mais problemas de labirinto do que os homens. Ficar em ambientes muito ruidosos também pode levar a problemas na estrutura do labirinto e a prática de atividades físicas pode evitar essas complicações.