Atividades físicas beneficiam idosos que têm tonturas, indica estudo

Fazer caminhadas regularmente pode ajudar os idosos a reduzir os episódios de vertigem e desmaios, tão comuns na terceira idade, segundo estudo da Universidade Lund, na Suécia. De acordo com os especialistas, metade das mulheres e 40% dos homens com mais de 75 anos têm tontura, que afeta significativamente sua qualidade de vida, mas a prática de atividades físicas parece beneficiar os idosos também nesse sentido.

Avaliando mais de 4,3 mil idosos, os pesquisadores observaram que os quase dois mil que apresentaram episódios de vertigem durante os três meses anteriores reportavam pior qualidade de vida física e mental e eram duas vezes mais propensos a quedas.

Além disso, mais de 40% desses idosos disseram se sentir desanimados ou depressivos, comparados com apenas 13% dos participantes que não tinham vertigens.

Porém, as análises mostraram que a prática de atividades físicas, sejam elas leves ou mais pesadas, poderia beneficiar as pessoas que sofrem de vertigem, melhorando sua qualidade de vida.

Segundo os autores, mesmo as pequenas coisas, como lavar pratos e roupas, fazer uma leve caminhada ao ar livre ou mexer no jardim, seria “bom para reduzir o risco de qualidade de vida ruim” e os riscos de queda entre esses idosos.


Fonte: Boa Saúde
Edição: F.C.
10.09.2009