Mais de 40 mil japoneses já passaram dos cem anos de idade, um aumento de 10% em um ano, segundo pesquisa divulgada pelo governo nesta sexta-feira (11). O resultado, relativo ao ano de 2008, ressalta as preocupações com o envelhecimento populacional do país.
Dos 40.399 centenários, 87% são mulheres, de acordo com o Ministério da Saúde e Bem Estar.
Além de envelhecer, a população está encolhendo, o que representa um desafio para o novo governo do Partido Democrático, sob o comando de Yukio Hatoyama, que deve tomar posse.
A população em idade ativa, cada vez menor, precisa arcar com o aumento dos gastos com pensões e saúde pública. Atualmente, há um pouco mais de três pessoas em idade ativa para cada idoso, mas dentro de 50 anos a proporção pode chegar perto de um para um.
O único país com mais centenários que o Japão é os EUA, com 96 mil, segundo dados oficiais. Mas a população total norte-americana é mais do que o dobro da japonesa.
O Japão tem a maior expectativa de vida do mundo, o que especialistas atribuem a uma dieta saudável, a um bom sistema de saúde e à tradição de que os aposentados se mantenham ativos.