Famílias separadas pela Guerra da Coreia se encontram

As famílias coreanas separadas pela guerra que em 1953 dividiu em dois a península de Coreia puderam se ver neste sábado (26) no monte norte-coreano de Kumgang, informou a agência de notícias sul-coreana Yonhap.

Foto: Hong Chan-sun/AP

Um grupo de 97 idosos sul-coreanos foi ao ponto turístico de Kumgang para se reunir com seus parentes residentes na Coreia do Norte, com bolsas e malas cheias de presentes para eles, principalmente artigos de primeira necessidade.

Trata-se da primeira reunião de famílias separadas desde outubro de 2007 e se estenderá até o próximo dia 1º de outubro por ocasião da festividade de ação de graças coreana, o Chuseok.

Todos os escolhidos para participar destas reuniões são pessoas de avançada idade que ainda guardam na lembrança às esposas, filhos ou irmãos que ficaram do outro lado da linha de demarcação que dividiu Coreia após 1953.

Está previsto que nos primeiros três dias os sul-coreanos se reúnam pela primeira vez com 240 familiares residentes na Coreia do Norte, enquanto outros 99 norte-coreanos farão com 449 parentes do Sul nos últimos três dias de encontros.

Esta nova rodada de reuniões foi estipulada em agosto durante a primeira reunião da Cruz Vermelha entre ambas partes desde que o conservador Lee Myung-bak assumiu a Presidência sul-coreana em fevereiro de 2008.

A piora das relações entre as duas Coreias desde que Lee assumiu a Presidência da Coreia do Sul provocou a suspensão destes emotivos encontros nos quais os sul-coreanos e norte-coreanos podem ver seus parentes.