Ouvir música ajuda os idosos a pegar no sono, confirma pesquisa

Pesquisadores de Taiwan comprovam que melhor do que contar carneirinhos ou tomar leite morno, música calma pode ser um excelente caminho para quem tem dificuldades de pegar no sono.


O sono sofre influências das mais variadas fontes e freqüentemente piora com o processo de envelhecimento. Por outro lado, a utilização de medicamentos indutores do sono pelos idosos não é ideal, por conta dos riscos que traz.

Os métodos alternativos passam ser uma opção e o relaxamento induzido por músicas suaves é um método popular que porém ainda não havia sido avaliado cientificamente.

O estudo chinês mostrou que 45 minutos de música são suficientes para melhorar a qualidade do sono, sua duração e um despertar melhor.

A pesquisa avaliou o impacto do método em sessenta idosos de 60 a 83 anos que durante três semanas dormiam ouvindo músicas ou tentavam outros métodos.

Os participantes podiam escolher entre 6 seleções musicais diferentes compostas de músicas calmas e de feito relaxante. Em um estudo anterior essas seleções haviam se mostrado eficientes em diminuir a dor no pós operatório.

A utilização da música melhorou em 35% a qualidade do sono quando comparado ao grupo controle.

Para garantir a eficácia do estudo foram eliminados os participantes que faziam uso de medicamentos para dormir ou apresentavam doenças que por si só interferissem com o sono.

Esse estudo é mais um exemplo de comprovação científica da sabedoria popular.