Categoria: Internet "Idosa de 98 anos é salva 30 h após terremoto"


Folha Online e Folha de S.Paulo

ÁQUILA _ Uma idosa de 98 anos foi resgatada ontem depois de passar 30 horas embaixo dos escombros provocados pelo terremoto de segunda-feira que matou ao menos 235 pessoas, segundo a última contagem, na cidade de Áquila, a 100 km de Roma.

Ontem, novos tremores voltaram a assustar a população da região e derrubaram prédios que já estavam danificados.

Segundo o canal Sky TG24, a sobrevivente María D'Antuono, mesmo 30 horas após o tremor, estava em boas condições de saúde. Ela ficou presa dentro da própria casa, que desabou após o tremor. Para passar o tempo, a idosa afirmou que costurou à espera do resgate. "Fiz crochê", afirmou, após ser salva.

Frio
O governo italiano montou vários acampamentos para os que perderam suas casas com barracas familiares e cozinhas comunitárias. O maior inimigo passou a ser o frio, que cai a 5 graus à noite.

"Vou ter que usar dois cobertores", disse Alessandro Messineu, 23, cuja casa foi parcialmente destruída. Morador de Paganica, uma das cidades mais atingidas, ele passou a primeira noite após o terremoto num carro.

O número de mortos aumentou durante todo o dia de ontem, à medida em que prosseguiam os trabalhos dos bombeiros, escavadeiras e cães farejadores. Em um dos momentos mais dramáticos do resgate, um bombeiro da cidade de Pescara encontrou a filha, que estudava em Áquila, morta sob os escombros.