A idade do poder

Raphael Falavigna
Falando aos grisalhos
Maurício, autor do projeto gráfico, e Daniela, à frente de um time de nove jornalistas: dois meses de trabalho

O aumento da expectativa de vida da população mundial produziu um fenômeno irreversível. Vivendo mais e melhor do que seus pais e avós, a geração na faixa dos 50 anos está redefinindo o conceito do que é envelhecer. Se no passado chegar à meia-idade significava aposentar-se precocemente em várias áreas do comportamento (trabalho, relacionamento, sexo), hoje o que se vê é um grupo com mais disposição, saúde e dinheiro para curtir a vida ao máximo. Nos últimos anos, os cinqüentões passaram a se divorciar mais, a construir novas famílias, a paquerar como na juventude. Também adiaram a decisão de pendurar as chuteiras no trabalho por ainda ter energia sobrando. Ficaram mais saudáveis e estão mais vivos do que nunca na cama. Além de incrivelmente mais conservados, graças às inúmeras benesses das cirurgias plásticas, da ginástica e dos tratamentos estéticos. 

Otavio Dias de Oliveira
Talentos da maturidade
Kherlakian se arruma enquanto Chieko é maquiada: seis personagens para a capa fotografados entre Rio e São Paulo

Em 2025, o Brasil terá 33 milhões de pessoas com mais de 60 anos – quase duas vezes a população de Minas Gerais. Em países como Alemanha, Itália, Grécia e Japão, pela primeira vez na história esse grupo já é mais numeroso que o de crianças – uma situação que o mundo viverá em 2050, quando se prevê que as pessoas acima de 60 anos somarão 2 bilhões. Calcula-se que hoje a turma da chamada "terceira idade" (a que preferimos nos referir como "melhor idade") já movimente 90 bilhões de reais por ano no país. Para esses novos consumidores velhos, há uma indústria trabalhando a todo o vapor. Pela primeira vez, VEJA publica uma edição especial dedicada a esse grupo. Nas próximas páginas, você poderá conferir as principais mudanças na vida da turma grisalha, que estão retratadas nas reportagens editadas pela jornalista Daniela Pinheiro – que por dois meses comandou uma equipe de nove jornalistas –, com projeto gráfico do designer Maurício Cioffi. A iniciativa vai ao encontro de uma tendência mundial. Só nos Estados Unidos, há cerca de quinze revistas mensais destinadas ao público maduro.