O governo de São Paulo lançou nesta quarta-feira (29) um programa habitacional exclusivo para a terceira idade. O Vila Dignidade prevê conjuntos residenciais projetados especialmente para a população idosa de baixa renda.
Veja o site do SPTV
São pequenas casas térreas, de 39 m² de área útil. Cada conjunto terá 24 unidades com itens de segurança e acessibilidade, como barras de apoio, rampas de acesso e piso antiderrapante. As vilas também vão contar com assistência social e atividades socioculturais e de lazer.
Os candidatos ao programa devem ter 60 anos ou mais, ser independentes para realizar as tarefas diárias, ter renda mensal de dois salários mínimos e não ter família.
Para construir as 120 primeiras unidades, a Secretaria da Habitação vai gastar R$ 10 milhões. As primeiras cidades que vão contar com o projeto Vila Dignidade serão Avaré, São José do Rio Preto, Cubatão, Santos, Caraguatatuba, Ribeirão Preto e Itapeva.
Os candidatos selecionados pelo conselho de idosos do municipio não vão pagar nada pela casa, pois todas serão oferecidas de graça.