Categoria internet: "Morre brasileira com mais tempo de trabalho numa única empresa"

Alice Bastos trabalhou 73 anos sem faltar no Instituto Vital Brazil.
Mesmo depois de aposentada, ela ia ao local todos os dias
.
Morreu, na madrugada desta quinta-feira (9), Alice Bastos, de 92 anos, a brasileira com mais tempo de trabalho numa única empresa. Funcionária estadual, ela trabalhou por 73 anos, sem nunca ter faltado, no Instituto Vital Brazil, da Secretaria estadual de Saúde, em Niterói, na Região Metropolitana. Mesmo depois de aposentada, ela fazia questão de ir ao instituto todos os dias. As informações são do próprio Instituto.O corpo de Dona Alice – como era carinhosamente chamada pelos colegas – vai ser velado no Vital Brazil, como era seu desejo. O enterro está marcado para as 17h no Cemitério Parque da Colina, em Pendotiba, em Niterói. Ela estava internada desde segunda-feira (6) com pneumonia e anemia.

Um raro exemplo de dedicação ao trabalho, Dona Alice foi homenageada diversas vezes. Em 1988, ganhou o título de “Funcionária Padrão do Governo do Estado do Rio de Janeiro”. Em 2003 passou a ser a garota-propaganda do programa Farmácia Vital Brazil. No ano passado, ela teve sua história contada no livro “Mulheres em Niterói”, da pesquisadora Graça Porto.


Dona Alice começou a trabalhar no instituto quando ainda era menor de idade. Às vésperas de completar 17 anos, depois de perder o pai e com a família enfrentando dificuldades financeiras, ela foi pedir emprego ao cientista Vital Brazil. Trabalhou diretamente com o cientista durante 16 anos, na produção de soros a partir do veneno extraído de cobras.

Ela começou a trabalhar oito anos antes de o então presidente Getúlio Vargas criar a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), em 1º de maio de 1943.