Categoria: Internet "Idoso que já fumou quatro maços por dia participa da 5ª maratona aquática"



Conheça a história do Seu Nélio que, aos 77 anos, participa da 5ª Travessia dos Fortes. Saiba como a natação pode ajudar a manter uma vida saudável.
Vinte quilos mais magro, Seu Nélio, de 77 anos, é o segundo mais velho a cair na água no próximo domingo, quando acontece a 7ª edição da Travessia dos Fortes. 

“Eu estou treinando bastante até anteontem. De anteontem para cá, a gente deu uma diminuída, porque perto da competição o treinamento é sempre buscando a competição”, explica o nadador Seu Nélio 

A natação surgiu na vida do aposentado, quando ainda era criança, mas foi aos 58 anos que ele começou a nadar de verdade. Na época, ele tinha 108 kg na balança. Os pulmões suportavam quatro maços de cigarro todos os dias. 

“Foi muito difícil parar. Tive, inclusive, que fazer terapia. Eram quatro maços de cigarro por dia, durante muitos anos. Também não dormia uma noite inteira. Mas hoje em dia, eu acho que estou vivo, porque parei”, admite Seu Nélio. 

É com toda essa disposição que no fim de semana ele vai estar ao lado de outros 2,5 mil nadadores. A Travessia dos Fortes 2009 é um evento que faz parte da campanha para o Rio sediar as Olimpíadas de 2016. 

O percurso será entre os fortes de Copacabana e do Leme com distância de quase quatro quilômetros. Para quem se inscreveu na prova, a entrega dos kits começou hoje e vai até sábado. No domingo, a concentração dos atletas começa às 7h40, com a primeira largada prevista para as 9h40. 

“Estou quase pronto. Amanhã, ficaremos prontos. Eu já estou na quinta travessia. Ganhei três na minha faixa-etária e tirei segundo na outra. Espero conseguir ganhar essa”, aposta o nadador.